img-para-copys-5       Sentir medo é natural e saudável, afinal, ele costuma nos proteger de algum tipo de perigo e nos afasta de situações em que nos sentimos ameaçados. Em excesso, porém, pode atrapalhar a dinâmica da vida de qualquer pessoa. Quem sente medo evita a todo custo o contato com o objeto fóbico e, com isso, certas situações ficam fora da rotina da vida da pessoa. Além disso, o contato com os outros também pode ser prejudicado. img-para-copys-4 Neste artigo fiz uma breve explicação dos métodos mais famosos e renomados de superação do medo em geral. Conheça os tipos de medo e saiba como tratá-los 1. Visualização img-para-copys-3 A respiração influencia diretamente o corpo que, por sua vez, tem ligação com o estado emocional. Imagine-se de forma muito nítida enfrentando a situação que lhe causa medo e sentindo-se curado. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE 😉 2. Linha do tempo Volte o pensamento para o passado onde tudo (possivelmente) começou e busque tranquilizar a mente, deixando para trás o que passou. Gradualmente, vá avançando no tempo e espaço com o pensamento até o presente, imaginando a superação do medo e a visualização do futuro com a cura plena de qualquer sofrimento referente a esse tema. 3. Foco de atenção img-para-copys-2 Tenha domínio sobre o foco da sua própria atenção. Escolha para onde você estará olhando, no que estará pensando e em que estará se concentrando. Você passa a ser senhor de si próprio. 4. EMDR É uma técnica muito usada com excelentes resultados na cura de traumas. Ela também é bem vinda no tratamento de fobias. São estímulos bilaterais específicos que produzem a cura e tranquilidade mental. 5. Dissociação img-para-copys-1 Anote os pensamentos e tente reorganizá-los no papel - Foto Getty Images Anote os pensamentos e tente reorganizá-los no papel Consiga ter autocontrole sobre a situação e tente observar e sentir com maior capacidade de escolha. Dissociar também significa poder estar distante emocionalmente de forma saudável, sem se perder no medo. 6. Escrita Anote os pensamentos e tente reorganizá-los no papel. Isso costuma ajudar a reorganizar a mente também.